domingo, 21 de fevereiro de 2010

Pouca Memória Virtual

Memória Virtual

Assumindo que você esteja usando o Windows XP e tem recebido no canto inferior direito do seu monitor uma mensagem dizendo; 
"Seu sistema está com pouca memória virtual. O Windows está aumentando o tamanho do seu arquivo de paginação de memória virtual. - Your system is low on virtual memory. Windows is increasing the size of your virtual memory paging file."
A menos que tenha muito pouca memória física (RAM) no seu sistema, esta mensagem é um indicativo de um aplicativo com falha na memória. A falha de memória é um problema comum causado por aplicativos mal escritos ou mal depurados onde eles continuamente usam cada vez mais memória até terminar o programa, pode terminar o processo manualmente ou reiniciando o Microsoft Windows.
Memória virtual, também conhecida como uma página arquivo ou arquivo de swap, é um arquivo no seu disco rígido (C:\pagefile.sys padrão) que o Windows e os aplicativos usam além de memória física (RAM) conforme necessário. O padrão e o tamanho recomendado deste arquivo é 1,5 vezes a quantidade de memória física.
Memória Virtual (MV) = Memória Física (MF) + Pagina do Arquivo (PA)
Sendo assim, se o computador tiver 512 MB de RAM, ele terá uma paginação de arquivo de 768 MB por padrão, para um total de 1,25 GB de física + memória virtual.
    Como Localizar a Origem do Problema
Primeiro você precisa determinar que aplicativo está causando o problema.
Pressione as teclas Control (CTRL) – Alt – Delete para trazer o Gestor de Tarefas (em determinadas configurações de XP Professional, você precisará de clicar no botão Gestor de Tarefas após pressionar Control-Alt-Delete). Você também pode aceder ao Gestor de Tarefas, mantendo pressionada a tecla Shift e controle e pressionando ESC.
Seleccione a aba Processes (Processos) no Gestor de Tarefas. Aqui encontrará uma lista de todos os processos (aplicativos) que estão em execução em seu sistema. Aqui verá o uso da memória, pela minha experiência isto raramente tem algo a ver com os problemas de pouca memória virtual.    
1.       Clique em View (Exibir), Select Columns (seleccionar colunas);      
  1. Marque a Caixa Tamanho da Memória Virtual (Virtual Memory Size box), como mostra a figura em baixo e click OK.
 
  1. Agora tem a coluna, Tamanho da MV (VM Size) na aba de Processos. Click por cima de Tamanho da VM (VM Size), como ilustra a imagem em baixo, duas vezes para organizar os processos da MV do maior ao menor.
  2.  
    Nesta tela do Gestor de Tarefas verá que Mozilla Firefox está consumindo mais memória virtual em torno de 237 MB, com o Internet Explorer sendo o segundo maior consumidor da MV com cerca de 81 MB; (ao número de KB, dividido por 1024 = MB) ou seja:
    xMB = xKB÷1024
    Para ambos, esta é a consequência de os deixar abertos por mais de uma semana consecutiva. Em quase todos aplicativos, quanto mais tempo eles estiverem abertos mais memória eles necessitaram, embora alguns são piores do que os outros. Esta é uma das razões para que o Windows se torne mais lento a responder, é por isso que somos obrigados a reiniciar o computador periodicamente.
    Depois de determina que processo está usando mais memória virtual do que deveria, precisará determinar qual é o processo. Algumas são bastante óbvios, como winword.exe é o Microsoft Word, iexplore.exe é o Internet Explorer e assim por diante. Outros não tão óbvios. A melhor maneira de determinar a origem de um processo específico é usar um motor de busca para pesquisar o nome da imagem conforme ilustrado no Gestor de Tarefas.    Resolução
    Agora que já sabe que aplicativo está causando o problema, vamos resolvê-lo.
    A atitude mais comum para resolver o problema é tentar desinstalar e reinstalar o aplicativo, se possível claro. As duas próximas etapas que tentaria seriam procurar na Internet e verificar o site de suporte do fornecedor do software. Sem saber que aplicativo está com defeito, é difícil recomendar uma solução específica.