sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Guia de Redes Para Principiantes


Guia de Redes Para Principiantes
Parte 1
Computadores em rede
Neste artigo pretendo fazer uma abordagem geral sobre computadores em rede, falarei de algumas definições e componentes essenciais para concepção de uma rede, na perspectiva de hardware.
O que é uma REDE DE COMPUTADORES ou REDE DE DADOS?
Uma Rede de Dados consiste de um ou mais computadores interligados entre si, por meios electrónicos (Cabos ou via frequência de rádio), com a finalidade de trocarem informação de forma rápida e fácil e segura, dando aos utilizadores maior facilidade e liberdade no compartilhamento de equipamentos e recursos da rede (tais como: aplicações, ferramentas de comunicação, bases de dados...)
A implementação de uma rede de dados uma casa ou organização justifica-se, entre outros, por factores de ordem financeira, de racionalização de custos e recursos e do trabalho, e melhoria dos sistemas de comunicação e informação. Uma rede de Dados reduz a duplicação desnecessária de informação e do espaço ocupado pela mesma. Permite também a ligação de máquinas tão diferentes como simples PC a máquinas de médio e grande porte e plataformas já existentes na organização.
Tipos de Redes
Existem duas topologias de redes mais usados:
  • Wide Area Network (WAN)

Uma WAN é um conjunto de terminais conectados entre si, através de meios de transmissão (cabos), formando frequentemente uma topologia em malha, a partir de onde a informação se transfere por encaminhamento do nó origem para o nó destino por comutação entre dois nós intermédios

  • Rede Local (LAN)

Uma rede local é uma rede de computadores que se limita ao perimetro das instalações de uma organização ou casa e limitada geograficamente.


Equipamentos de Uma Rede

Servidor
Placa de interface com a rede
Meios de transmissão (Cabos ou Antenas)
Estações de trabalho
Dispositivos para cópias de segurança.

Um comentário:

Ivone Soares disse...

Interessantissimo Blogue. Parabéns!!!